No
intuito de incentivar a participação do acadêmico e do profissional de
Fisioterapia em atividades de pesquisa e visando complementar sua formação e
enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas da nossa profissão, a XVI
Jornada Potiguar de Fisioterapia abre espaço para a submissão de estudos
científicos e convida a toda comunidade acadêmica e profissional a fazerem
parte deste momento.
1.
DA INSCRIÇÃO
1.1. A inscrição
dos estudos científicos será feita através da submissão do resumo ou
artigo científico completo. Que deverá
ser enviado, única e exclusivamente, para o e-mail da Comissão Científica: jornadapotiguar2018@Outlook.com,
até às 23h59min do dia 10 de Agosto de 2018. As submissões realizadas até o dia 30/07, concorrerão a prêmios. Não
serão recebidos e processados temas livres enviados por outros meios;
1.2 Somente o
apresentador do estudo deverá enviar o estudo, que no ato da inscrição deverá
enviar o seu e-mail para contato, pois será através deste e-mail que acontecerá
toda a comunicação entre a comissão científica e o responsável pelo estudo;
1.3. Para
inscrever o estudo, o apresentador deverá, obrigatoriamente, estar
inscrito na XIV Jornada Potiguar de Fisioterapia;
1.4. No ato da
inscrição, o autor deve informar o título do estudo, nome completo de todos os
autores do estudo (incluindo o orientador), a categoria (docente, discente ou
profissional), instituição a que pertencem e a modalidade de apresentação (tema
livre oral ou pôster);
1.5. Deverá
ser anexado ao e-mail da inscrição do trabalho,
o resumo do estudo ou o artigo completo em formato Microsoft Word seguindo a formatação descrita no
item 2.
1.6. Cada estudo
somente poderá ser inscrito uma única vez no evento, independentemente da
categoria de apresentação escolhida (tema livre oral ou pôster), ou ainda que
autores ou instituições envolvidas sejam diferentes;
1.7. Os estudos
deverão ser compostos por, no máximo, seis autores,
incluindo o orientador;
1.8. Cada autor
poderá ser inscrito como apresentador de, no máximo, 02 (dois) estudos. Não
havendo quantidade limite para co-autoria;
1.9. Após o
envio dos estudos, NÃO será
permitido realizar alteração no nome dos autores, apresentador, instituição
relacionada e conteúdo do estudo;
1.10. O não
cumprimento das normas acima desclassificará automaticamente
o estudo e este não poderá ser apresentado.
2. DA SUBMISSÃO
2.1. Para a
modalidade tema livre ORAL deverá ser
submetido o artigo completo ou resumo do estudo científico,
dentro das normas da ABNT e/ou revista CATUSSABA. As instruções estão descritas no site,
através do seguinte link: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/613/360
2.2. Para a
modalidade tema livre PÔSTER deverá
ser submetido o resumo do
estudo científico. Este deverá ter até 500 palavras, ser configurado em fonte
Arial 12, estruturado, alinhamento justificado e espaçamento de 1,5. O título
deve ser breve e informativo, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito.
Os nomes dos autores deverão ser inseridos duas linhas após o título, alinhados
a esquerda, sem negrito.
2.2.1. Não se
devem incluir ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.) no resumo.
Para a análise e seleção do estudo, somente será considerada a parte textual.
2.3. Ambas as
modalidades deverão conter: Introdução -
visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa; Objetivos - apresentar as finalidades do
estudo; Materiais e Métodos – descrever os procedimentos
utilizados na realização da pesquisa, como local, amostra, protocolo,
tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar
necessário; Resultados e Discussão -
apresentar os dados obtidos e destacar os resultados alcançados com o
estudo; Conclusão - apresentar as respostas aos objetivos
da pesquisa; Referências Bibliográficas.
2.4. Uma lista
de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída logo
a baixo do resumo, em negrito. Recomenda-se empregar termos utilizados
na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br.
2.5. Será
atribuída uma nota à submissão do estudo (artigo ou resumo) e esta será somada
à nota de Apresentação, gerando a Nota Final.
2.6. Os estudos enviados fora da formatação exigida serão
automaticamente indeferidos.
3.
DA SELEÇÃO
3.1. Não serão
aceitos os estudos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem
dentro dos padrões de Metodologia Científica;
3.2. Todos os
estudos submetidos dentro das normas e em que o apresentador esteja inscrito,
serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica.
3.3. Os
componentes da Comissão Organizadora da XV Jornada Potiguar de Fisioterapia
poderão participar como autores e/ou apresentadores de estudos; e poderão
concorrer à premiação, visto que, apenas a comissão Científica terá acesso aos
estudos para a apreciação e avaliação. Se porventura algum membro da Comissão
Científica orientar algum trabalho, este será avaliado por outro membro, não
podendo ser avaliado pelo próprio autor, mesmo que ele faça parte da Comissão
Científica.
3.5. Os estudos
selecionados serão divulgados através do blog: http://cafisioterapiamossoro.blogspot.com.br
4.
DA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE “ORAL”
4.1. A
apresentação dos temas livres na modalidade ORAL será no dia 30 de Agosto de
2018, das 19:00hs às 22:00hs, na sala 69 da UNP Campus Mossoró.
4.2. O
apresentador deverá chegar ao local onde fará sua apresentação pelo menos 30
minutos antes do início, identificar-se à Comissão Organizadora e fornecer o
material para projeção de sua apresentação;
4.3. A
apresentação será feita sob forma de exibição de slides digitais, através de
arquivo de extensão Microsoft PowerPoint (*ppt), e deverão seguir a estrutura
abaixo:
4.3.1. Título do estudo;
Nome dos autores (sendo o primeiro nome o do autor principal, seguido dos
demais e do nome do orientador); Logotipo da(s) Instituição(ões) dos autores
envolvidos; Conteúdo estruturado em: introdução, objetivo, métodos,
resultados e discussão, considerações finais e referências;
4.4 Deve-se
utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos
gráficos possíveis;
4.5. A
cronometragem da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora,
que observará o limite de tempo de 08 (oito) minutos no mínimo e 15 (dez) no
máximo para apresentação e reservados até 5 (cinco) minutos para discussão. O
apresentador do estudo será avisado quando estiver faltando 02 (dois) minutos
para o tempo acabar;
4.6. A ausência
do apresentador no horário da avaliação acarretará desclassificação automática
do estudo;
4.7. Fica a
cargo única e exclusivamente do Apresentador do estudo esclarecer os
questionamentos do público, da comissão científica e da banca avaliadora.
5.
DA APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “PÔSTER”
5.1. A apresentação dos temas livres na modalidade PÔSTER sserá no dia 30 de Agosto de 2018, das 19:00hs às 22:00hs, na sala 69 da UNP Campus Mossoró.
5.2. O apresentador deverá chegar ao local onde fará sua apresentação pelo menos 30 minutos antes do início da sessão, identificar-se à Comissão Organizadora e organizar o material para a exposição.
5.3. A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do estudo, e deve ser confeccionado com tamanho de: 90 cm de largura por 120 cm de altura, e com cordão para pendurar. A organização visual do pôster deverá ser clara e objetiva, e seguir a estrutura abaixo:
5.1. A apresentação dos temas livres na modalidade PÔSTER sserá no dia 30 de Agosto de 2018, das 19:00hs às 22:00hs, na sala 69 da UNP Campus Mossoró.
5.2. O apresentador deverá chegar ao local onde fará sua apresentação pelo menos 30 minutos antes do início da sessão, identificar-se à Comissão Organizadora e organizar o material para a exposição.
5.3. A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do estudo, e deve ser confeccionado com tamanho de: 90 cm de largura por 120 cm de altura, e com cordão para pendurar. A organização visual do pôster deverá ser clara e objetiva, e seguir a estrutura abaixo:
5.3.1. Título; Nome dos autores (abaixo do título em letras
menores, sendo o primeiro nome o do autor principal, seguido dos demais e do
nome do orientador); Logotipo da(s) Instituição(ões) dos autores envolvidos; O
corpo do Pôster deve conter conteúdo estruturado em: introdução, objetivo, métodos, resultados e discussão,
considerações finais e referências;
5.4 Deve-se
organizar as informações de modo que as ideias centrais do estudo sejam
facilmente compreendidas.
5.5. A cronometragem
da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que observará o
limite de tempo de 08 (oito) minutos no mínimo e 10 (dez) no máximo para
apresentação e reservados até 5 (cinco) minutos para discussão. O apresentador
do estudo será avisado quando estiver faltando 02 (dois) minutos para o tempo
acabar;
5.6. A ausência do
apresentador no horário da avaliação acarretará desclassificação automática do
estudo;
5.7. Fica a cargo
única e exclusivamente do Apresentador do estudo esclarecer os questionamentos
do público, da comissão científica e da banca avaliadora.
6.
DA AVALIAÇÃO
6.1. A avaliação
da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica e será
realizada em formulário padronizado, com escore para cada um dos itens de
avaliação;
6.2. Será
atribuída uma nota à Apresentação do Estudo (de 0 a 10) que será somada à nota
atribuída ao resumo/artigo no momento da seleção (de
0 a 10), e o somatório dará a Nota Final do Estudo.
Nota Final =
Nota do Resumo ou Artigo + Nota da
Apresentação
|
6.2.1. Em casos de
empate, prevalecerá o estudo com maior nota pela apresentação (NA).
Permanecendo o empate, prevalecerá como critério a ordem dos itens na ficha de
avaliação.
6.3. Ao final do
evento, o apresentador do estudo poderá consultar as suas notas com a Comissão
Organizadora do evento.
7.
DA CERTIFICAÇÃO
7.1. Será
fornecido certificado a todos os estudos apresentados na Jornada; E serão
entregues ao Término do evento.
7.2. Serão
fornecidos certificados aos 1º, 2º e 3º melhores estudos de cada modalidade
(Temas Livres Orais e Pôsteres) atestando a respectiva colocação.
7.3. O
certificado será emitido no nome do apresentador do estudo e irá conter: O
título do estudo, a modalidade de apresentação, o nome dos coautores e do
orientador.
8.
DA PREMIAÇÃO
8.1. Os melhores
estudos em cada categoria serão divulgados no encerramento da Jornada e
receberão premiação (informadas no momento do evento).
8.2. O
cerimonial da premiação vai ocorrer ao final da Jornada, onde vão ser premiados
os 1º, 2º e 3º melhores estudos de cada modalidade (Temas Livres Orais e
Pôsteres) totalizando 06 (seis) estudos premiados.
9.
DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O prazo
para entrega e/ou correção dos certificados será de 30 dias e será encaminhado
para e-mail do autor/relator;
9.2. A inscrição
implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições
estabelecidas. Os casos omissos serão encaminhados à Comissão Científica do
evento.