No intuito de incentivar a participação do acadêmico e do profissional de Fisioterapia em atividades de pesquisa e visando complementar sua formação e enriquecer seus conhecimentos nas diversas áreas da nossa profissão, a XVI Jornada Potiguar de Fisioterapia abre espaço para a submissão de estudos científicos e convida a toda comunidade acadêmica e profissional a fazerem parte deste momento.

1.  DA INSCRIÇÃO
1.1. A inscrição dos estudos científicos será feita através da submissão do resumo ou artigo científico completo. Que deverá ser enviado, única e exclusivamente, para o e-mail da Comissão Científica: jornadapotiguar2018@Outlook.com, até às 23h59min do dia 10 de Agosto de 2018. As submissões realizadas até o dia 30/07, concorrerão a prêmios. Não serão recebidos e processados temas livres enviados por outros meios;
1.2 Somente o apresentador do estudo deverá enviar o estudo, que no ato da inscrição deverá enviar o seu e-mail para contato, pois será através deste e-mail que acontecerá toda a comunicação entre a comissão científica e o responsável pelo estudo;
1.3. Para inscrever o estudo, o apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito na XIV Jornada Potiguar de Fisioterapia;
1.4. No ato da inscrição, o autor deve informar o título do estudo, nome completo de todos os autores do estudo (incluindo o orientador), a categoria (docente, discente ou profissional), instituição a que pertencem e a modalidade de apresentação (tema livre oral ou pôster);
1.5. Deverá ser anexado ao e-mail da inscrição do trabalho, o resumo do estudo ou o artigo completo em formato Microsoft Word seguindo a formatação descrita no item 2.
1.6. Cada estudo somente poderá ser inscrito uma única vez no evento, independentemente da categoria de apresentação escolhida (tema livre oral ou pôster), ou ainda que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes;
1.7. Os estudos deverão ser compostos por, no máximo, seis autores, incluindo o orientador;
1.8. Cada autor poderá ser inscrito como apresentador de, no máximo, 02 (dois) estudos. Não havendo quantidade limite para co-autoria;
1.9. Após o envio dos estudos, NÃO será permitido realizar alteração no nome dos autores, apresentador, instituição relacionada e conteúdo do estudo;
1.10. O não cumprimento das normas acima desclassificará automaticamente o estudo e este não poderá ser apresentado.

2. DA SUBMISSÃO
2.1. Para a modalidade tema livre ORAL deverá ser submetido o artigo completo ou resumo do estudo científico, dentro das normas da ABNT e/ou revista CATUSSABA. As instruções estão descritas no site, através do seguinte link: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/613/360
2.2. Para a modalidade tema livre PÔSTER deverá ser submetido o resumo do estudo científico. Este deverá ter até 500 palavras, ser configurado em fonte Arial 12, estruturado, alinhamento justificado e espaçamento de 1,5. O título deve ser breve e informativo, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito. Os nomes dos autores deverão ser inseridos duas linhas após o título, alinhados a esquerda, sem negrito.
2.2.1. Não se devem incluir ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.) no resumo. Para a análise e seleção do estudo, somente será considerada a parte textual.
2.3. Ambas as modalidades deverão conter: Introdução - visão geral sobre o assunto, indicando a relevância da pesquisa; Objetivos - apresentar as finalidades do estudo; Materiais e Métodos – descrever os procedimentos utilizados na realização da pesquisa, como local, amostra, protocolo, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessário; Resultados e Discussão - apresentar os dados obtidos e destacar os resultados alcançados com o estudo; Conclusão - apresentar as respostas aos objetivos da pesquisa; Referências Bibliográficas.
2.4. Uma lista de termos de indexação ou palavras-chave (no mínimo 03) deve ser incluída logo a baixo do resumo, em negrito. Recomenda-se empregar termos utilizados na lista dos DeCS (Descritores em Ciência da Saúde) disponíveis em http://decs.bvs.br.
2.5. Será atribuída uma nota à submissão do estudo (artigo ou resumo) e esta será somada à nota de Apresentação, gerando a Nota Final.
2.6. Os estudos enviados fora da formatação exigida serão automaticamente indeferidos.
3. DA SELEÇÃO
3.1. Não serão aceitos os estudos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro dos padrões de Metodologia Científica;
3.2. Todos os estudos submetidos dentro das normas e em que o apresentador esteja inscrito, serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica.
3.3. Os componentes da Comissão Organizadora da XV Jornada Potiguar de Fisioterapia poderão participar como autores e/ou apresentadores de estudos; e poderão concorrer à premiação, visto que, apenas a comissão Científica terá acesso aos estudos para a apreciação e avaliação. Se porventura algum membro da Comissão Científica orientar algum trabalho, este será avaliado por outro membro, não podendo ser avaliado pelo próprio autor, mesmo que ele faça parte da Comissão Científica.
3.5. Os estudos selecionados serão divulgados através do blog: http://cafisioterapiamossoro.blogspot.com.br

4. DA APRESENTAÇÃO NA MODALIDADE “ORAL”
4.1. A apresentação dos temas livres na modalidade ORAL será no dia 30 de Agosto de 2018, das 19:00hs às 22:00hs, na sala 69 da UNP Campus Mossoró.
4.2. O apresentador deverá chegar ao local onde fará sua apresentação pelo menos 30 minutos antes do início, identificar-se à Comissão Organizadora e fornecer o material para projeção de sua apresentação;
4.3. A apresentação será feita sob forma de exibição de slides digitais, através de arquivo de extensão Microsoft PowerPoint (*ppt), e deverão seguir a estrutura abaixo:
4.3.1. Título do estudo; Nome dos autores (sendo o primeiro nome o do autor principal, seguido dos demais e do nome do orientador); Logotipo da(s) Instituição(ões) dos autores envolvidos; Conteúdo estruturado em: introdução, objetivo, métodos, resultados e discussão, considerações finais e referências;
4.4 Deve-se utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
4.5. A cronometragem da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que observará o limite de tempo de 08 (oito) minutos no mínimo e 15 (dez) no máximo para apresentação e reservados até 5 (cinco) minutos para discussão. O apresentador do estudo será avisado quando estiver faltando 02 (dois) minutos para o tempo acabar;
4.6. A ausência do apresentador no horário da avaliação acarretará desclassificação automática do estudo;
4.7. Fica a cargo única e exclusivamente do Apresentador do estudo esclarecer os questionamentos do público, da comissão científica e da banca avaliadora.

5. DA APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “PÔSTER”
5.1. A apresentação dos temas livres na modalidade PÔSTER s
será no dia 30 de Agosto de 2018, das 19:00hs às 22:00hs, na sala 69 da UNP Campus Mossoró.
5.2.  O apresentador deverá chegar ao local onde fará sua apresentação pelo menos 30 minutos antes do início da sessão, identificar-se à Comissão Organizadora e organizar o material para a exposição.
5.3. A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do estudo, e deve ser confeccionado com tamanho de: 90 cm de largura por 120 cm de altura, e com cordão para pendurar. A organização visual do pôster deverá ser clara e objetiva, e seguir a estrutura abaixo:
5.3.1. Título; Nome dos autores (abaixo do título em letras menores, sendo o primeiro nome o do autor principal, seguido dos demais e do nome do orientador); Logotipo da(s) Instituição(ões) dos autores envolvidos; O corpo do Pôster deve conter conteúdo estruturado em: introdução, objetivo, métodos, resultados e discussão, considerações finais e referências;
5.4 Deve-se organizar as informações de modo que as ideias centrais do estudo sejam facilmente compreendidas.
5.5. A cronometragem da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que observará o limite de tempo de 08 (oito) minutos no mínimo e 10 (dez) no máximo para apresentação e reservados até 5 (cinco) minutos para discussão. O apresentador do estudo será avisado quando estiver faltando 02 (dois) minutos para o tempo acabar;
5.6. A ausência do apresentador no horário da avaliação acarretará desclassificação automática do estudo;
5.7. Fica a cargo única e exclusivamente do Apresentador do estudo esclarecer os questionamentos do público, da comissão científica e da banca avaliadora.

6. DA AVALIAÇÃO
6.1. A avaliação da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica e será realizada em formulário padronizado, com escore para cada um dos itens de avaliação;
6.2. Será atribuída uma nota à Apresentação do Estudo (de 0 a 10) que será somada à nota atribuída ao resumo/artigo no momento da seleção (de 0 a 10), e o somatório dará a Nota Final do Estudo.

Nota Final = Nota do Resumo ou Artigo + Nota da Apresentação

6.2.1. Em casos de empate, prevalecerá o estudo com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerá como critério a ordem dos itens na ficha de avaliação.
6.3. Ao final do evento, o apresentador do estudo poderá consultar as suas notas com a Comissão Organizadora do evento.


7. DA CERTIFICAÇÃO
7.1. Será fornecido certificado a todos os estudos apresentados na Jornada; E serão entregues ao Término do evento.
7.2. Serão fornecidos certificados aos 1º, 2º e 3º melhores estudos de cada modalidade (Temas Livres Orais e Pôsteres) atestando a respectiva colocação.
7.3. O certificado será emitido no nome do apresentador do estudo e irá conter: O título do estudo, a modalidade de apresentação, o nome dos coautores e do orientador.

8. DA PREMIAÇÃO
8.1. Os melhores estudos em cada categoria serão divulgados no encerramento da Jornada e receberão premiação (informadas no momento do evento).
8.2. O cerimonial da premiação vai ocorrer ao final da Jornada, onde vão ser premiados os 1º, 2º e 3º melhores estudos de cada modalidade (Temas Livres Orais e Pôsteres) totalizando 06 (seis) estudos premiados.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O prazo para entrega e/ou correção dos certificados será de 30 dias e será encaminhado para e-mail do autor/relator;
9.2. A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas. Os casos omissos serão encaminhados à Comissão Científica do evento.


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